domingo, 1 de agosto de 2010

Inglês e Vestibular

Hoje é o último dia de férias para muitos alunos. Amanhã começa a correria de novo. Segundo semestre começando...vestibulares se aproximando!
Independente da polêmica sobre o fim ou não do exame vestibular quero escrever aqui sobre interpretação de textos em inglês. Afinal, como pode alguém interpretar um texto em uma língua que não domina 100%?
Até no ENEM tem inglês agora!


Gostaria de considerar quatro conhecimentos essenciais para a interpretação de textos em qualquer língua. Conhecimentos que devem ser adquiridos desde cedo e não em cima da hora, como uma obrigação.

O primeiro é o Conhecimento de Mundo. Trata-se de sua bagagem cultural, aquilo que você sabe, aquilo que adquiriu/adquire através da leitura de textos em sua própria língua, através da vivência. As perguntas que faço são: você lê sobre política, educação, meio ambiente, economia, etc. em português? Você interpreta esses textos? Reflete sobre eles? Analisa o conteúdo? Se sua resposta for sim, parabéns! Caso contrário, comece a ler para melhorar e ampliar o seu Conhecimento de Mundo. Assim saberá comparar o que sabe em sua língua com o que deverá interpretar em outra.

Em segundo temos o Conhecimento de Gêneros Textuais. Muita gente nunca ouviu falar nisto. A ideia é simples: ao ver um texto você reconhece se é uma carta, artigo, panfleto, etc? Enfim, que tipo de texto é? Se for uma carta, é de amor, de solicitação de emprego, de reclamação, de agradecimento?
Este conhecimento ajuda você a identificar o tipo de texto que tem à sua frente e assim tem-se ideia do vocabulário usado e da organização do texto. Por exemplo, que palavras são comuns em uma carta de solicitação de emprego ou de reclamação? O vocabulário será diferente, não é mesmo? Seu Conhecimento de Gêneros Textuais certamente ajudará a interpretar melhor a mensagem do texto.

Chegamos então ao Conhecimento Léxico-Semântico, que apesar de ter um nome tão lindo, nada mais é do que saber palavras, expressões, combinações de palavras, gírias, ditados populares, como as palavras são usadas, etc. Dou como exemplo a palavra "auspicioso". Você sabe o que significa "auspicioso"? Sabe que em inglês dizemos "auspicious"? Que tal saber que em inglês é comum dizermos "auspicious day", "auspicious situation", "auspicious beginning" e "auspicious occasion"? [auspicioso quer dizer promissor, que tem futuro próspero, que terá sucesso]
Lembre-se que seu Conhecimento Léxico-Semântico não pode ficar só nas palavras isoladas. Em se tratando de inglês é bom saber usar bem as 1000 palavras usadas com mais frequência. Para isto é bom saber como aprender vocabulário do modo correto e interessante.

Por fim, chegamos ao Conhecimento Sintático, que trata da sintaxe da língua: como as palavras se organizam em uma sentença, estruturas, tempos verbais, saber o que é um adjetivo ou advérbio. O Conhecimento Sintático é aquele que todos acham o mais importante e fundamental. Dedicam-se tanto a ele que esquecem dos demais. Consideram-no essencial e único. Enganam-se! Tem de prestar atenção aos outros também!
Para encerrar, é bom lembrar que todos estes Conhecimentos devem ser adquiridos em conjunto. Desenvolver sua habilidade de noticing [observação] é primordial! Ler com frequência também é a coisa certa a se fazer! Somente com muita dedicação e interesse é que você será capaz de interpretar textos em inglês para o ENEM, vestibulares e concursos.

Boa volta às aulas!

Um comentário: