sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pagar os Olhos da Cara

Ao chegar à casa da Gabi Jebrail para nossa aula, ela foi logo me dizendo: "Wilton, estou indignada com uma expressão que encontrei em uma prova de inglês da PUC. Me responda: como se diz em inglês que algo custou os olhos da cara ?"
Ao ouvir minha resposta: It cost an arm and a leg (traduzindo ao pé-da-letra: isso custou um braço e uma perna) ela fez outro questionamento: "Como eu poderia saber isso? Como faço pra aprender essas coisas?"
Bem, o que respondi a ela vou repetir aqui: mantendo contato constante com o idioma em contextos diferentes.

Como disse à outro aluno, João Dutra, o domínio de outro idioma não vem da noite para o dia. Pode parecer cliché, mas o segredo é este mesmo: contato diário com o idioma a ser aprendido.
Como fazer isso? A dica principal é escolher algo prazeroso. Para o João, sugeri que ele leia revistas e jornais em inglês especializados em futebol, pois é o que ele mais gosta. Para outros pode ser mais legal ouvir músicas ou jogar videogames (não é Gustavo?). O que importa é ter contato.

Abaixo, 03 dicas simples mas que podem ajudar a aumentar seu contato diário com a lingua inglesa:
1) Configure seu computador, celular, orkut, etc tudo em inglês;
2) Coloque como página inicial algum site sobre seu assunto favorito, mas em inglês;
3) Ao ouvir a nova música de sua banda, cantor ou cantora favoritos, transcreva a letra apenas de ouvido (mesmo se não conseguir entender a letra completa) antes de procurar a letra pronta no Google! (Quem deu essa ideia foi o mesmo João Dutra mencionado acima e que prometeu fazer isso com a nova música de sua banda favorita: Iron Maiden)
4) Assine algum periódico em inglês sobre algo que aprecie: esportes, medicina, culinária, cinema, política, natureza, etc, etc.

E pra encerrar, um recado pra você Gabi: há ainda uma outra forma de dizer "pagar os olhos da cara":
Pay through the nose.

See you later!

Nenhum comentário:

Postar um comentário