terça-feira, 9 de novembro de 2010

Lesson 1: Tudo Gira ao Redor de Listening

Sim, ouvir inglês é o que você pode fazer de mais importante para chegar a falar naturalmente. Listening pesa MUITO mais do que 'estudar gramática', 'fazer exercício', e até mesmo 'praticar conversação' no caminho para a fluência, e eu acho que se mais gente realmente entendesse isso, mais gente estaria se expressando melhor em inglês. Como você aprendeu a falar Português? Ouvindo. Bebês não aprendem decorando listas.
Como você vai ver na  lição 2, o "grosso" de um idioma é adquirido inconscientemente, enquanto você ouve coisas que compreende naquele idioma. Uma língua é algo complexo demais para ser automatizada através de processos conscientes como estudo e memorização.

Aaaah, tá... Valeu, mas eu já sabia que listening era importante. Inclusive, já faço.


É? OK. Se você já faz listening há algum tempo e está obtendo tudo que deseja e mais, legal. Ou talvez você se identifique com um dos exemplos abaixo:


•Eu assisto filme, noticiário. Não entendo quase nada mas me falaram que tem que persistir.

•Eu ouço na aula quando o professor coloca os diálogos, e em casa eu estudo bastante a gramática e os exercícios. E dou uma ouvida também, claro.
•Eu tento fazer, mas é difícil. Toma tempo, porque pra entender eu tenho que ler o texto ao mesmo tempo e procurar várias palavras no dicionário.

•Faço listening sim. Eu assisto uma série americana toda quarta-feira. Tá valendo?

Quando alguém diz que já sabe que listening é importante, isso não quer dizer que a pessoa esteja fazendo, ou fazendo bem. É que nem exercício físico: todo mundo sabe que é bom mas pouca gente faz. Isso ocorre porque lá no fundo muita gente associa essas atividades a esforço e dificuldade. Só que não precisa ser assim. Aliás, os melhores resultados vem quando não é difícil nem chato.

Se você já faz listening mas não viu grande progresso ainda, com pequenas mudanças em como você faz e o quê você usa, você pode tornar sua prática muito mais eficaz. Com o tempo, sua resistência inconsciente diminui porque você constata por si mesmo que é totalmente possível adquirir a língua. Você se pega usando expressões que nunca tinha usado, que nem lembra onde ouviu. Você relaxa, e a sua aquisição vira uma bola de neve. Eu passei por tudo isso também. Não estou falando de teoria mas, de minha experiência como estudante de inglês.

E se você não faz listening ainda... legal. Você vai se surpreender com a diferença que essa prática faz.

Amanhã, lição 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário