terça-feira, 10 de setembro de 2013

IELTS - O que é e pra quem serve?

O IELTS - International English Language Testing System - é um exame de inglês feito pela Cambridge-ESOL que mede seu nível de inglês. Ele é diferente de outros exames de Cambridge, como FCE,  porque estes te certificam um certo nível de inglês se você passar no exame. No IELTS não há "aprovação", você simplesmente recebe uma nota que vai informar as instituições sobre sua efetiva habilidade com o idioma.

Veja que eu disse que o IELTS serve de informação para instituições. Este exame geralmente faz parte do dossiê de documentos que você manda ou para uma instituição de ensino para candidatar-se a ela ou para autoridades de imigração quando você quer se mudar para um país de língua inglesa. Para usar o certificado para fins de comprovação de qualidade de inglês no seu currículo, por exemplo, um outro certificado Cambridge-ESOL seria mais adequado, dependendo a escolha do seu nível de inglês.

O IELTS é composto de quatro seções: Listening, Reading, Writing e Speaking. Existem duas versões da prova IELTS, uma chamada Academic e outra, General Training. A Academic geralmente é cobrada de alunos que vão cadidatar-se a vagas no ensino superior para graduação ou pós-graduação (undergraduate and graduate - or postgraduate - studies, in English). A versão General Training normalmente é requisito para documentos de imigração ou para matrícula em estudos não universitários.

Se você tiver um IELTS General Training válido, mas depois decidir estudar em uma escola que exija IELTS Academic dos alunos estrangeiros, será preciso refazer a prova.

Tanto a prova de Listening quanto a de Speaking são iguais tanto para candidatos da versão Academic quanto para os da General Training. A diferença está nas provas de Reading e de Writing, isto porque, de acordo com os pesquisadores de Cambridge, somente são necessárias habilidades linguísticas mais desenvolvidas para estudantes universitários em situações que lidam com texto: ler (mais conhecido como estudar) e escrever (mais conhecido como fazer provas e lição de casa).

Concretamente, a diferença está nos gêneros textuais e na dificuldade mesmo do texto. Na seção Writing, para a versão Academic o candidato vai precisar escrever a interpretação de informações oferecidas em forma de gráficos e tabelas, para a primeira tarefa, e, para a segunda, deverá escrever um artigo. Os candidatos do General Training escreverão uma carta na primeira tarefa e um ensaio na segunda.

Na seção Reading, os gêneros também podem ser diferentes, mas é a fonte do texto e a função da linguagem nos textos apresentados que realmente diferenciam as duas versões. Além disso, os textos da prova de reading para General Training são mais fáceis, pois pressupõem um leitor que tenha um nível de inglês na faixa de pontuação de 3 a 6 no IELTS. Já a Academic pressupõe um leitor na faixa de 5 a 8 pontos.



Ao contrário do TOEFL, que expira em dois anos, o IELTS não tem prazo validade. Em teoria.
Sabe-se que a habilidade em língua estrangeira de um estudante cai muito quando ele para de estudar e de se expôr à língua. É o famoso "já esqueci o que eu aprendi". Por isso, Cambridge sugere para as instituições que usam o IELTS como prova de inglês que não aceitem resultados com mais de dois anos sem uma prova de que o aluno tem se esforçado para manter ou melhorar seu nível de inglês. Isso quem vai decidir é a própria instituição. Se você tem um IELTS antigo, entre em contato com a instituição ou autoridade competente para saber se será preciso providenciar outro. IELTS são caros, vale mesmo a pena fazer o contato pra evitar ter de fazer outra prova.

A nota do IELTS corresponde ao desenvolvimento da sua habilidade em inglês. Ela varia de 1 a 9 (0 é para quem não compareceu ao exame) e, quanto mais alta, melhor seu inglês. As universidades de Cambridge e Oxford - as mais populares do Reino Unido - exigem um resultado mínimo de 7,0 no IELTS . A imigração do Canadá exige um resultado de no mínimo 6,0 na modalidade General Training, por exemplo


Site oficial: http://www.ielts.org/


Nenhum comentário:

Postar um comentário